Estudando A Crítica Poetizada: "Poetized Criticism"; "Poetische Musikkritik" de Marcelo Santos
"A Crítica Poetizada" é o título de um livro, obra que explora a relação entre crítica e poesia, possivelmente com um foco em como a crítica pode ser expressa de maneira poética ou como a poesia pode ser analisada de forma crítica. O subtítulo "Êthos mystéthikos" sugere uma abordagem que envolve tanto a ética quanto o mistério, indicando uma análise profunda e talvez um tanto enigmática do tema.
A obra parece questionar a própria natureza da crítica e como ela se relaciona com a experiência e a razão, além de explorar a dimensão poética do fazer crítico. O autor, Marcelo Santos, busca uma forma de crítica que seja ao mesmo tempo instrucional e antecipatória da experiência, talvez sugerindo que a crítica pode a possibilidade de um ir além da mera análise e se tornar um ato criativo em si.
A referência ao "pessimismo metafísico" no contexto da "razão, intuição e as obras do amor" pode indicar que a obra explora a crítica a partir de uma perspectiva filosófica mais ampla, considerando a natureza complexa e contraditória da experiência humana. A obra parece desafiar os métodos tradicionais de crítica, buscando uma abordagem mais holística e poética, mas que não se admite fora do caráter epistêmico e da verdade científica.
A menção a "Êthos mystéthikos" sugere que a obra explora os aspectos éticos da crítica e a responsabilidade do crítico em relação à obra e ao público, bem como a dimensão misteriosa da criação artística e da criação científica também, obviamente, pois se trata de abordar a consciência, a imaginação e a capacidade criativa dos humanos naquilo que há de melhor e em todas e qualquer área de pensar, sentir e agir humanos.
Comentários
Postar um comentário