Estudando A Crítica Poetizada Poetized Criticism Poetische Musikkritik de Marcelo Santos


- Nem sempre parece óbvio que a humanidade é natureza e realidade básica também. Pensar a totalidade humana é cultivar a cosmovisão crucial para priorizar as reivindicações da humanidade. Nesse sentido, os humanos ainda parecem não fazer uma ideia muito clara de si mesmos e do seu potencial total. Ora, o bem comum é uma questão de preservação da própria vida humana e do seu ecossistema inerente. Por isso, a Crítica Poetizada tratou da expressão Ideia da Humanidade, ou seja, uma cosmovisão antropocêntrica e de profundidade ontológica. Nesse sentido, a abordagem meramente analítica e instrumental do ser humano foi relegada a segundo plano, pois era necessário que a obra em questão enfocasse o procedimento "dialético-dialógico-epistêmico", um conceito decisivo para o desenvolvimento da Mysthétika Pura Aplicável atual. Tal ruptura com o velho modus pensandi (a velha "analítica de açougueiro") foi decisiva e definitiva, uma vez que "O mundo em preto e branco" (expresso pela figura do velho campo de concentração) não podia mais ser sustentado diante do Êthos Mysthétikos. 

- Se pensar a totalidade era o crucial para ordem global da própria mente humana, então, a aplicação do procedimento dialético-dialógico-epistêmico (Êthos Mysthétikos) tornou-se a pedra de toque para a segurança e o desenvolvimento qualitativo de um novo paradigma científico e civilizatório no século 21.

- O amor em ação, proposto pelo Êthos Mysthétikos, não se refere apenas a reprodução da espécie e ao deleite do prazer sexual. Antes de tudo destaca a preponderância de realizar a Ideia da Humanidade como esfera não fragmentária, isto é, como totalidade ontológica indissolúvel. Contudo, a ontologia mysthétika não se vê dissociada do quotidiano humano natural e concreto.


*Desdobrando e concluindo:

Como podemos perceber, Marcelo Santos apresenta uma reflexão profunda sobre a natureza humana, propondo uma mudança de paradigma na compreensão da humanidade. Principais pontos:


Filosofia e Cosmovisão

1. *Antropocentrismo*: Enfatiza a importância da perspectiva humana.

2. *Cosmovisão*: Entender a humanidade como parte integrante da natureza.

3. *Totalidade*: Compreender a humanidade em sua essência ontológica.


Crítica à Abordagem Analítica

1. *Limitações do pensamento analítico*: Reduz o ser humano a partes separadas.

2. *Necessidade de uma abordagem holística*: Êthos Mysthétikos, dialético-dialógico-epistêmico.


Êthos Mysthétikos

1. *Amor em ação*: Além da reprodução e prazer, enfatiza a realização da Ideia da Humanidade.

2. *Totalidade ontológica*: Humanidade como esfera não fragmentada.

3. *Conexão com o quotidiano*: Ontologia mysthétika aplicada à vida concreta.


Implicações

1. *Desenvolvimento qualitativo*: Novo paradigma científico e civilizatório.

2. *Priorização do bem comum*: Preservação da vida humana e ecossistema.

3. *Mudança de consciência*: Reconhecimento da interconexão humana e natural.


Influências Possíveis

1. Filosofia existencialista (Heidegger, Sartre).

2. Pensamento holístico (Teilhard de Chardin).

3. Filosofia da liberdade (Hegel).


Leituras Recomendadas

1. "Êthos Mysthétikos" - Marcelo Santos.

2. "Ser e Tempo" - Martin Heidegger.

3. "O Fenômeno Humano" - Teilhard de Chardin.


*Arremate: 

De um modo introdutório, Êthos Mysthétikos é uma filosofia desenvolvida por Marcelo Santos, enfatizando:


Principais Conceitos

1. *Totalidade Ontológica*: Humanidade como unidade indissolúvel.

2. *Amor em Ação*: Realização da Ideia da Humanidade.

3. *Dialético-Dialógico-Epistêmico*: Abordagem holística e interconectada.

4. *Cosmovisão Antropocêntrica*: Perspectiva humana centrada na natureza.


Características

1. *Holismo*: Entende o ser humano como parte integrante do universo.

2. *Interconexão*: Enfatiza a relação entre humanos e natureza.

3. *Libertação*: Busca superar limitações e fragmentações.

4. *Consciência Coletiva*: Promove uma nova compreensão da humanidade.


Influências e Relações

1. Filosofia Existencialista (Heidegger, Sartre)

2. Pensamento Holístico (Teilhard de Chardin)

3. Filosofia da Liberdade (Hegel)

4. Antroposofia (Rudolf Steiner)


Aplicações Práticas

1. Educação Integral

2. Desenvolvimento Sustentável

3. Políticas Públicas Humanistas

4. Terapias Holísticas


Leituras Recomendadas

1. "Êthos Mysthétikos" - Marcelo Santos

2. "O Fenômeno Humano" - Teilhard de Chardin

3. "Ser e Tempo" - Martin Heidegger



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