Mysthétika Pura Aplicável

 


Metafísica, "Talitativo", "Transcendental" e a Pentadimensionalidade Mysthétika de Santos:

A metafísica é a disciplina filosófica que investiga o ser e a realidade, incluindo o conceito da coisa em si. A coisa em si é um objeto de estudo metafísico, ou seja, um dos aspectos da realidade que a metafísica tenta compreender, mas sem ter acesso direto a ela. 

A metafísica é um ramo da filosofia que se ocupa com questões sobre a natureza fundamental da realidade, abordando aspectos como o ser, a existência e a essência das coisas. Nesse contexto, podemos explorar o *"talitativo"* e o *"transcendental"* em relação à *pentadimensionalidade mysthétika* sugerida por Marcelo Santos.


Aspectos Metafísicos

1. *Talitativo*: pode referir-se às características ou qualidades específicas de algo, aquilo que define algo em sua particularidade. Mas, aqui significa precisamente o neologismo criado por Xavier Zubiri.

2. *Transcendental*: Relaciona-se a aspectos que vão além dos limites ordinários ou empíricos, frequentemente abordando dimensões mais profundas ou universais da realidade.

3. *"Coisa em si" (Ding an sich de Kant)*: Conceito que se refere à existência pura de um objeto independente da percepção humana, anterior às nossas formas de conhecer.


Pentadimensionalidade Mysthétika de Santos

A *pentadimensionalidade mysthétika* proposta por Marcelo Santos parece sugerir uma estrutura ou compreensão da realidade que envolve múltiplas dimensões (cinco dimensões, como indicado pelo prefixo "penta-") e um enfoque *mysthétiko*.

- *Dimensões Múltiplas*: Implica uma realidade com várias camadas ou dimensões, possivelmente transcendendo percepções convencionais espaço-temporais.

- *Mysthétika*: Sugere uma abordagem que pode integrar aspectos místicos, estéticos e possivelmente transcendentais da experiência e compreensão.

- *Integração de Aspectos*: A pentadimensionalidade mysthétika pode envolver uma integração de aspectos talitativos (características específicas) e transcendentais (dimensões além do ordinário), apontando para uma compreensão mais ampla da realidade.

- *Consciência e Percepção*: Pode implicar formas de consciência ou percepção que acessam essas múltiplas dimensões, transcendendo limitações da percepção comum.


Implicações

- *Realidade Multidimensional*: A proposta sugere uma realidade com múltiplas camadas, possivelmente acessíveis por formas específicas de compreensão ou consciência.

- *Transcendência e Talidade*: Aborda tanto aspectos específicos (talitativos) quanto dimensões que transcendem o comum (transcendentais).

- *Epistemologia e Ontologia*: Levanta questões sobre como conhecemos (epistemologia) e o que é (ontologia) nessa estrutura pentadimensional mysthétika.


Relação com a "Coisa em si"

- A *"coisa em si"* (Kant) é uma existência independente da percepção. A pentadimensionalidade mysthétika pode sugerir uma abordagem que busca compreender realidades além das aparências, possivelmente alinhando-se com questionamentos sobre a natureza última da realidade.


Em resumo, a pentadimensionalidade mysthétika de Santos parece propor uma compreensão da realidade que envolve múltiplas dimensões e integra aspectos talitativos e transcendentais, possivelmente apontando para formas mais amplas e profundas de compreensão e consciência.


Nota Final:

"Talitativo" é um neologismo do filósofo espanhol Xavier Zubiri que se refere à "talidade" das coisas, ou seja, à sua realidade aparente ou ao seu "conteúdo real". Refere-se ao que é óbvio e científico sobre as coisas, o âmbito das coisas "tais quais são", mas que, na visão de Zubiri, não esgota a sua realidade completa, sendo o objeto de estudo da metafísica o que transcende este âmbito, o "transcendental". 

Em resumo:

O que é:

A qualidade de "ser tal", a realidade visível e aparente de uma coisa. 

O que abrange:

O conteúdo real das coisas, o que é óbvio e o que a ciência descreve. 

Relação com a metafísica:

É o ponto de partida da investigação metafísica, que busca o que está para além deste talitativo, o "transcendental" das coisas. 

Contraste:

O "talitativo" se opõe ao "transcendental", pois o transcendental é aquilo que está "além" do óbvio, aquilo que constitui a realidade mais profunda da coisa. 

Por exemplo, a cor de uma flor é algo "talitativo", um aspeto físico e aparente. No entanto, para Zubiri, a realidade da flor vai além dessa cor, abrangendo o seu caráter transcendental que pode ser desvendado pela metafísica. 



Em resumo, a pentadimensionalidade mysthétika de Santos parece propor uma compreensão da realidade que envolve múltiplas dimensões e integra aspectos talitativos e transcendentais, possivelmente apontando para formas mais amplas e profundas de compreensão e consciência.

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